Atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30

Notícias

Combate à dengue precisa de apoio da população de Quatro Pontes

| Postado em: 03/04/2020 - 17:24:00

Apesar de diversas medidas preventivas e orientativas estarem voltadas ao combate do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, continua muito preocupada com os casos de dengue confirmados no município. No momento, as visitas foram restritas pelo Ministério da Saúde, devido ao Covid-19, mas até então eram feitas diariamente pelas agentes de endemias, assim como repassadas orientações. Também foram promovidos arrastões, campanhas de mídia e houve atuação do fumacê, mas os melhores resultados só serão obtidos com engajamento total da população. 

Segundo informações da secretaria, de nada adianta aplicar o fumacê para eliminar os mosquitos que estão no ar se existem criadouros em centenas de casas. As agentes de endemias, Marciane Inês Kollett e Daiane Aline Laufer Schroder, confirmam a situação e alertam que é necessário o apoio dos moradores para tornar mais efetivo o trabalho que a prefeitura vem fazendo. “A maioria dos criadouros está dentro dos quintais e em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja, como em tampinhas de garrafa ou pequenos amontoados de folhas secas. Os últimos focos que encontramos eram em cisternas, fontes, tanque de peixe e ralos. É preciso atuar ativamente mantendo quintais limpos, sem acúmulo de lixo. Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até a borda ou lavados com água, bucha e sabão todas as semanas para eliminar ovos do mosquito. Qualquer local de armazenamento de água precisa ser mantido com tampa”, explicam.

Hoje, segundo elas, só estão atendendo a denúncias, com vistoria somente do lado de fora dos imóveis. “Sempre estamos relembrando à população sobre o seu papel para eliminar os focos da doença. Precisamos da colaboração de todos”, asseguram. De janeiro até hoje (03), a Secretaria de Saúde registra em seu boletim 563 notificados, sendo destes 509 confirmados, 41 descartados e 13 aguardam o resultado do exame.


 
 
Mais noticias
 
Veja Mais
© - 2020 | Todos os direitos reservados.
CNPJ 95.719.381/0001-70
4aw