Atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30

Notícias

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes estabelece critérios e formas de reposição de atividades

| Postado em: 22/05/2020 - 14:02:00

Considerando as ações e as medidas adotadas e recomendadas pelo Poder Público, de Quatro Pontes, conforme os decretos nº 27, 29, 31, 50 e o decreto estadual nº 4230, de 16 de março de 2020, e as suas alterações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes estabeleceu, por meio do decreto nº 071/2020, publicado ontem (21) no Diário Oficial, critérios e formas de reposição das atividades da Escola Municipal Dona Leopoldina, Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz e dos Departamentos de Cultura e de Esportes, conforme o seu Plano de Contingência.

O decreto exige a adaptação das atividades escolares dos alunos matriculados na escola - Ensino Fundamental I de forma não presencial, devidamente registrado no livro de chamada, seguindo o planejamento bimestral, o currículo e a base nacional comum curricular, com base na deliberação 01/2020 e resolução nº 1.016/2020 da Secretaria de Educação e Esportes do Paraná, aprovado pelo conselho escolar da escola em reunião no dia 06 de abril, colocando em prática perante regime especial no dia 08 de abril.

São consideradas atividades escolares não presenciais as ofertadas pela mantenedora, sob responsabilidade de professores ou componente curricular de maneira remota e sem a presença do professor e do estudante no mesmo espaço físico, com a supervisão da equipe pedagógica da instituição de ensino; metodologias desenvolvidas por meio de recursos tecnológicos, adotados pelas instituições de ensino e/ou professores e utilizadas pelos estudantes, com acompanhamento dos pais ou responsáveis, material didático e atividades impressas; as submetidas ao controle de frequência e participação do estudante, por meio  de imagens e vídeos das atividades e posterior correção das atividades impressas; e as que integram o processo de avaliação do estudante, competendo ao professor acompanhar e observar a participação do aluno, informar para a equipe pedagógica do estabelecimento sobre o aluno que não desenvolve as atividades para tomar os procedimentos necessários, contato via telefone e em casos mais extremos solicitar o acompanhamento pelo Conselho Tutelar.

Atividades

Serão disponibilizadas atividades escolares através de aplicativo de celular, via WhatsApp, grupos com os pais ou responsáveis de cada turma e com explicação do professor da disciplina curricular através de vídeo, áudio, sugestão de link de acesso, entre outros. Impressas para retirar nas instituições de ensino - Apostila Aprende Brasil da Editora Positivo, livro didático e atividades no caderno: as atividades desenvolvidas pelos professores serão disponibilizadas aos pais ou responsáveis pelos meios supracitados ou aqueles que não tiverem acesso aos meios tecnológicos deverão comprometer-se em retirar as mesmas impressas na instituição de ensino na qual o aluno se encontra matriculado ou caso não tenha acesso à escola a Secretaria de Educação se compromete a levar o material até os alunos, mediante assinatura de recebimento.

Competências

Compete à Secretaria de Educação, orientar e acompanhar a organização do desenvolvimento de ações das instituições de ensino para um bom andamento da elaboração e revisão das atividades propostas, preservando a qualidade e equidade do ensino. Solicitar à equipe pedagógica se todos os alunos matriculados na instituição estão acompanhando as atividades, caso isso não ocorra seguir as orientações acima citadas.

Às instituições de ensino compete disponibilizar aos professores os recursos tecnológicos disponíveis na instituição de ensino, como impressões, computadores, internet e afins, além da distribuição do material organizado e elaborado pela equipe de professores e recebimento da devolutiva feita pelos pais e/ou responsáveis.

Já à equipe pedagógica compete organizar e acompanhar os professores na elaboração, organização, revisão, correção e avaliação das atividades desenvolvidas, observar o cumprimento do horário de trabalho de cada funcionário desta instituição de ensino, organizar os grupos de WhatsApp, acompanhar a participação dos alunos, informar a Secretária de Educação sobre o andamento das atividades.

Por sua vez, compete aos professores elaborar as atividades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná, encaminhando aos alunos, corrigir as mesmas ao retornar para a instituição, como também avaliar e realizar o feedback através de recados e informações aos pais ou responsáveis pelos alunos, gravar áudios e vídeos e realizar a orientação das atividades, cumprir com seu horário de trabalho semanal, registrando as atividades dos alunos para avaliação, respondendo os questionamentos e registrando no sistema do livro de chamada.

Logo, compete aos pais ou responsáveis retirar nas instituições de ensino ou através dos recursos tecnológicos, o material destinado aos alunos, como também acompanhar   seus filhos no desenvolvimento das atividades propostas e posteriormente enviar devolutivas aos professores da instituição de ensino para correção e avaliação. E aos alunos compete desenvolver em casa as atividades propostas, com responsabilidade e dedicação.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio das suas atribuições legais, realizará o acompanhamento das atividades escolares relacionadas aos contratos de professores de aulas extraordinárias, sendo estas descritas acima e mediante comprovante de trabalho na sua jornada, através do desenvolvimento das atividades com alunos, setor administrativo e de zeladoria realiza os serviços normalmente e em caso de banco de horas negativo será feita a reposição até 31 de dezembro deste ano, conforme o decreto municipal 054/2020.

Cmei Cantinho Feliz

A adaptação das atividades escolares dos alunos matriculados na Educação Infantil da escola e do Cmei deve seguir o planejamento bimestral, o currículo e a Base Nacional Comum Curricular, de acordo com a deliberação nº 01/2020 - CEE/PR, Educação Infantil. Cabe, ainda, às mantenedoras das instituições de ensino e às equipes pedagógicas providenciarem as atividades para as crianças, como suporte aos pais/responsáveis no período de suspensão das aulas, cumprindo com a função social da Educação Infantil.

As instituições de ensino podem orientar as famílias para realizarem brincadeiras infantis, propor desenhos e pinturas, modelagem, jogos infantis, músicas/canções e rodas cantadas, sugerir canais/blogs de desenhos, histórias e filmes, emprestar livros infantis e demais possibilidades de atividades. Essas ações darão suporte aos pais/responsáveis no período de suspensão das aulas em que as crianças precisam passar o tempo de forma construtiva, bem como desfrutar de lazer e convivência com os familiares.

Atividades

Serão disponibilizadas atividades escolares através de aplicativo de celular, via WhatsApp, grupos com os pais ou responsáveis de cada turma, explicação do professor da disciplina curricular através de vídeo, áudio, sugestão de link de acesso, entre outros. As atividades desenvolvidas pelos professores e educadores infantis serão disponibilizadas aos pais ou responsáveis pelos meios supracitados ou aqueles que não tiverem acesso aos meios tecnológicos deverão comprometer-se em retirar as mesmas impressas na instituição de ensino na qual o aluno se encontra matriculado ou caso não tenha acesso à escola a Secretaria de Educação se compromete a levar o material, mediante assinatura de recebimento.

Competências

Compete à Secretaria de Educação orientar e acompanhar a organização do desenvolvimento de ações das instituições de ensino para um bom andamento da elaboração e revisão das atividades propostas, preservando a qualidade e equidade do ensino e solicitar à equipe pedagógica se todos os alunos matriculados na instituição estão tendo acesso as atividades, garantindo a função social da educação infantil.

Compete às instituições de ensino disponibilizar aos professores e educadores infantis os recursos tecnológicos disponíveis na instituição de ensino, como impressões, computadores, internet e afins, além da distribuição do material organizado e elaborado pela equipe de professores e educadores infantis.

À equipe pedagógica compete organizar e acompanhar os professores e educadores infantis na elaboração, organização, revisão das atividades, garantindo a função social da educação infantil, observar o cumprimento do horário de trabalho de cada funcionário desta instituição de ensino, organizar os grupos de WhatsApp e informar a Secretaria de Educação sobre o andamento das atividades.

Já aos professores e educadores infantis da educação infantil da rede municipal compete elaborar as atividades, brincadeiras infantis, propor desenhos e pinturas, modelagem, jogos infantis, músicas/canções e rodas cantadas, sugerir canais/blogs de desenhos, histórias e filmes, emprestar livros infantis e demais possibilidades de atividades. Essas ações darão suporte aos pais/responsáveis no período de suspensão das aulas em que as crianças precisam passar o tempo de forma construtiva, bem como desfrutar de lazer e convivência com os familiares.

Logo, compete aos pais ou responsáveis retirar nas instituições de ensino ou através dos recursos tecnológicos o material destinado aos alunos, como também acompanhar   seus filhos no desenvolvimento das atividades, exercendo o papel da família no desenvolvimento da criança. E aos alunos compete desenvolver em casa as atividades propostas, com responsabilidade e dedicação.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio das suas atribuições legais, realizará o acompanhamento das atividades escolares relacionadas aos contratos dos professores e educadores infantis de aulas extraordinárias, sendo estas descritas acima e mediante comprovante de trabalho na sua jornada, através do desenvolvimento das atividades com alunos, setor administrativo e de zeladoria realiza os serviços normalmente e em caso de banco de horas negativo será feita a reposição até 31 de dezembro deste ano, conforme decreto municipal 054/2020.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de suas atribuições legais, e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), através da lei municipal nº 2340/2020, de 14 de abril de 2020, que dispõe sobre a autorização de gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ficam encarregados de realizar a organização e a comunicação dos estudantes cadastrados no Bolsa Família e os demais estudantes em situação de vulnerabilidade para a distribuição dos gêneros alimentícios.

Cultura

O decreto ainda estabelece adaptação das atividades culturais dos alunos matriculados na Casa da Cultura Idene Thomas de forma não presencial, devidamente registrado através de relatório mensal, seguindo o planejamento bimestral e o Plano de Contingência da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, que foi organizado durante reunião realizada no dia 27 de março. Assim, realizar em regime especial as atividades culturais de alunos matriculados no Departamento de Cultura na Casa da Cultura Idene Thomas na forma de atividades culturais não presenciais, a partir de 09 de abril, com objetivo de desenvolver atividades para desenvolver habilidades com as áreas culturais e ter um momento de lazer e entretenimento para os alunos.

Atividades

São atividades culturais não presenciais, as ofertadas pela mantenedora, sob a responsabilidade de professores de maneira remota sem a presença do professor e do aluno no mesmo espaço físico, com a supervisão da secretária de Educação, Cultura e Esportes; metodologias desenvolvidas por meio de recursos tecnológicos dos projetos culturais, adotados pela instituição e/ou professores e utilizadas pelos alunos com acompanhamento dos pais ou responsáveis; e as submetidas ao controle de frequência através de relatório e participação do aluno, por meio  de imagens e vídeos das atividades e posterior correção das atividades.

Compete ao professor acompanhar e observar a participação do aluno e compete ao professor informar a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes sobre o aluno que não desenvolve as atividades para tomar as medidas necessárias, sendo de extrema importância a participação dos mesmos para o desenvolvimento cultural do aluno.

Serão disponibilizadas atividades culturais através de aplicativo de celular, via WhatsApp, grupos com os pais ou responsáveis de cada projeto cultural, explicação do professor da disciplina, através de vídeo, áudio, sugestão de link de acesso, entre outros, e impressas para serem retiradas na instituição Casa da Cultura Idene Thomas.

Competências

Compete à Secretaria de Educação orientar e acompanhar a organização do desenvolvimento de ações dos projetos culturais para um bom andamento da elaboração e revisão das atividades propostas, preservando a qualidade e equidade do ensino e solicitar aos professores se todos os alunos matriculados na instituição estão acompanhando as atividades para um desenvolvimento de qualidade. Ao Departamento de Cultura compete disponibilizar aos professores os recursos tecnológicos disponíveis na instituição de ensino, como impressões, computadores, internet e afins, além da distribuição do material organizado e elaborado pela equipe de professores e recebimento da devolutiva feita pelos pais e/ou responsáveis.

Logo, compete aos professores dos projetos culturais elaborar as atividades de acordo com o projeto cultural encaminhando aos alunos, propor atividades em que o aluno desenvolva a aula e grave um vídeo e envie ao professor, acompanhar as mesmas ao retornar para a instituição, como também avaliar e realizar o feedback através de recados e informações aos pais ou responsáveis pelos alunos, gravar áudios e vídeos e realizar a orientação das atividades, cumprir com seu horário de trabalho semanal, registrando as atividades dos alunos no relatório semanal.

Já aos pais ou responsáveis compete retirar nas instituições de ensino ou através dos recursos tecnológicos o material destinado aos alunos, como também acompanhar   seus filhos no desenvolvimento das atividades propostas e posteriormente enviar devolutivas aos professores da instituição de ensino para o desenvolvimento das atividades culturais. E aos alunos compete desenvolver em casa as atividades propostas, com responsabilidade e dedicação.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio das suas atribuições legais, realizará o acompanhamento das atividades dos projetos culturais relacionadas aos contratos de professores, sendo estas descritas acima e mediante comprovante de trabalho na sua jornada, através do desenvolvimento das atividades com alunos e relatório semanal do desenvolvimento das atividades, setor administrativo e de zeladoria realiza os serviços normalmente e em caso de banco de horas negativo será feita a reposição até 31 de dezembro deste ano, conforme decreto municipal 054/2020.

Esportes

Realizar em regime especial as atividades esportivas ofertadas pelo município de alunos matriculados no Departamento de Esportes na forma de atividades esportivas não presenciais, a partir de 09 de abril, com o objetivo de manter a qualidade de vida através de exercícios físicos para os mesmos, conforme Plano de Contingência elaborado na reunião do dia 27 de março.

Atividades

São atividades esportivas não presenciais as ofertadas pela mantenedora, sob a responsabilidade de professores de maneira remota sem a presença do professor e do aluno no mesmo espaço físico, das modalidades esportivas ofertadas pelo município, com a supervisão da secretária de Educação, Cultura e Esportes; as metodologias desenvolvidas por meio de recursos tecnológicos, adotados pelo Departamento de Esportes e/ou professores e utilizadas pelos alunos com acompanhamento dos pais ou responsáveis; e as submetidas ao controle de frequência através de relatório e participação do aluno, por meio  de imagens e vídeos das atividades e posterior acompanhamento das atividades.

Compete ao professor acompanhar e observar a participação do aluno e informar a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes sobre o aluno que não desenvolve as atividades para estimular o mesmo à participação, com objetivo de manter a qualidade de vida dos alunos matriculados no Departamento de Esportes.

Serão disponibilizadas atividades esportivas através de aplicativo de celular, via WhatsApp, grupos com os pais ou responsáveis de cada modalidade esportiva, explicação do professor através de vídeo, áudio, sugestão de link de acesso, entre outros, dos exercícios físicos e impressas para serem retiradas no Departamento de Esportes.

Competências

Compete à Secretaria de Educação orientar e acompanhar a organização do desenvolvimento de ações do Departamento de Esportes para um bom andamento da elaboração e revisão das atividades propostas, preservando a qualidade e equidade do ensino, e solicitar aos professores se todos os alunos matriculados no Departamento de Esportes estão acompanhando as atividades para um desenvolvimento de qualidade.

Às instituições de ensino compete disponibilizar aos professores os recursos tecnológicos disponíveis na instituição de ensino, como impressões, computadores, internet e afins, além da distribuição do material organizado e elaborado pela equipe de professores e recebimento da devolutiva feita pelos pais e/ou responsáveis.

Já aos professores compete elaborar as atividades de acordo com a modalidade esportiva de Departamento de Esportes encaminhando aos alunos, propor atividades em que o aluno desenvolva a aula e grave um vídeo e envie ao professor, acompanhar as mesmas ao retornar para a instituição, como também avaliar e realizar o feedback através de recados e informações aos pais ou responsáveis pelos alunos, gravar áudios e vídeos e realizar a orientação das atividades, cumprir com seu horário de trabalho semanal, registrando as atividades dos alunos no relatório semanal.

Logo, compete aos pais ou responsáveis acompanhar através das redes sociais ou dos recursos tecnológicos o material destinado aos alunos, como também acompanhar   seus filhos no desenvolvimento das atividades propostas e posteriormente enviar devolutivas aos professores do Departamento de Esportes para o desenvolvimento das atividades esportivas. E aos alunos compete desenvolver em casa as atividades propostas, com responsabilidade e dedicação.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio das suas atribuições legais, realizará o acompanhamento das atividades do Departamento de Esportes relacionadas aos contratos de professores, sendo estas descritas acima e mediante comprovante de trabalho na sua jornada, através do desenvolvimento das atividades com alunos e relatório semanal do desenvolvimento das atividades, setor administrativo e de zeladoria realiza os serviços normalmente e em caso de banco de horas negativo será feita a reposição até 31 de dezembro deste ano, conforme decreto municipal 054/2020.

Para mais, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a qualquer momento, poderá expedir instruções normativas complementares para garantir a efetividade desse ato.


 
 
Mais noticias
 
Veja Mais
© - 2020 | Todos os direitos reservados.
CNPJ 95.719.381/0001-70
4aw