O ano de 2016 iniciou com mudanças no sistema de coleta do lixo reciclável em Quatro Pontes. Uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal, Coleta Seletiva e Projeto de Educação Ambiental, possibilitou a vinda de seis contêineres para o município.
A Diretora de Ação Ambiental, Rejane Dahmer, informa que os contêineres foram distribuídos pela cidade. “Um está situado na Praça Cristo Rei, quatro estão na Avenida Presidente Epitácio e um está na Praça do Bairro Tropical. O objetivo é melhorar a logística de recolha do lixo reciclável, tornando-o mais prática e otimizando o trabalho das equipes. Pedimos para que a população que mora ou possui empresa próximo às caixas de recolhimento colabore com esta iniciativa, deixando o lixo que pode ser reciclado no contêiner. Com o tempo, os responsáveis pela coleta seletiva não passarão mais nas casas próximas aos contêineres individualmente. Eles farão a coleta apenas no contêiner”, disse.
A orientação é para que a população deposite apenas lixo reciclável. “Pode ser apenas plástico, papel, metal e vidro. Caso a pessoa tenha óleo de cozinha já utilizado, pode colocar em garrafa pet bem fechada e também levar ao contêiner. Na categoria plástico estão inclusas garrafas pet, brinquedos, potes e recipientes de produtos. Na categoria papel se enquadram jornais, revistas, cadernos, papel de embrulho, embalagens tetra pak, caixas de papel e papelão. Metais podem ser depositados em forma de latas de alumínio, aço, pregos, parafusos, arames, produtos de ferro, zinco e bronze. Vidros podem ser em forma de garrafas, copos e frascos de conserva. Caso o vidro esteja quebrado pedimos para que a população lacre o mesmo, a fim de evitar acidentes”, informou Rejane.