Um projeto intitulado “O encantamento da arte na infância”, apresentado pela Gestora Ambiental Luciane Kerkhoven, pretende unir educação, conscientização ambiental e sustentabilidade. A iniciativa visa alcançar os alunos da Escola Municipal Dona Leopoldina e do CMEI Cantinho Feliz.
Segundo Luciane, o objetivo é proporcionar aos alunos um espaço onde as crianças possam sentir-se sujeitos da ação, voltando-se para as questões do meio em que vivem, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente. “Almeja-se despertar o interesse pela utilização de materiais recicláveis e também aqueles que encontramos na natureza. Percebemos que consumimos grande quantidade de produtos que vem em embalagens descartáveis, o que permite trabalhar aspectos pedagógicos. Deve-se também realizar uma reflexão, junto aos alunos, sobre a redução de resíduos e a respeito da proteção de recursos naturais”, disse. “O projeto quer propor a educação ambiental por meio da arte. A ideia central é trabalhar a criatividade reaproveitando materiais recicláveis e mostrar para as crianças que o lixo também pode ser reaproveitado. Para que os estudantes da educação infantil possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer a eles maior diversidade possível de experiências”, completou.
O “O encantamento da arte na infância” dedica-se a explorar a linguagem artística visual com foco na produção de obras a partir da reutilização de materiais. Busca-se agregar conscientização ambiental, transformando o que seria descartado em arte.