O BPC é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo para o idoso a partir de 65 anos e a pessoa com deficiência. Para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único.
COMO RECEBER ESSE BENEFÍCIO? A família do idoso ou da pessoa com deficiência deve comprovar ser incapaz de prover sua manutenção;
A renda da família dividida pelo total de pessoas tem que ser menor do que um quarto do salário mínimo.
• O idoso deve comprovar ter 65 anos ou mais de idade (não é preciso ter contribuído para a Previdência); • A família do idoso ou da pessoa com deficiência deve estar inscrita no Cadastro Único e manter os dados atualizados sempre que houver modificação na família ou no período máximo a cada dois anos.
Tudo isso é verificado no momento do pedido do benefício no INSS.
COMO SE INSCREVER NO CADASTRO ÚNICO? Para se cadastrar, o responsável pela família, que deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC, família deve procurar um posto do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família da cidade onde mora ou procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
A inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite o acesso a vários outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.
O responsável pela família do idoso pode fazer o cadastramento, levando os documentos de todos que moram na casa.
Para fazer o cadastro, é preciso levar o CPF de todas as pessoas da família.
Você tem até o final de dezembro de 2017 para se inscrever no Cadastro Único. Evite filas, indo no mês do seu aniversário.
ATENÇÃO: Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) necessitam estar inscritos e com dados atualizados no cadastro único. Procure o CRAS na rua São Gabriel, s/n, centro ou ligue no fone 99984-0365 para agendar um horário e solicitar a listagem dos documentos necessários para realizar ou atualizar seu Cadastro. Idosos tem até Dezembro para se inscrever.