Em decorrência de problemas pulmonares, algumas pessoas podem ter níveis mais baixos de oxigênio no corpo. A partir disso, surge a necessidade da suplementação de oxigênio para trazer os níveis a patamares saudáveis, eis que surge o tratamento chamado de oxigenoterapia. Pessoas que sofrem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP) ou displasia broncopulmonar (DBP) também podem precisar de uma dose extra de oxigênio.
Isso pode ocorrer, quando a pessoa não é capaz de obter os níveis de oxigênio necessário com a respiração normal. Em alguns casos, o uso da oxigenoterapia domiciliar costuma ser necessário apenas quando os pacientes estão realizando alguma atividade e/ou enquanto dormem. Em casos mais graves, é comum carecer de oxigênio complementar 24h por dia.
Os pacientes de Quatro Pontes que necessitam de oxigênio no domicílio, podem procurar a Enfermeira Diani Kolling no Posto de Saúde. Ela irá orientar a família e o paciente a cerca da documentação necessária para o fornecimento da oxigenoterapia domiciliar. Quatro Pontes recebeu a visita da Supervisora Noemi Ramos da 20ª Regional de Saúde que acompanhou in loco os profissionais da saúde, e elogiou a condução dos trabalhos no município.