A Administração Pública de Quatro Pontes vem firmando parcerias com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e a Pontifícia Universidade Católica- PUC, no sentido de incrementar alguns projetos que vão de encontro aos anseios da comunidade.
É o exemplo do projeto de análise do solo, que em parceria com acadêmicos da UNIOESTE colaboram com o homem do campo, através de estudos e mapeamentos que são realizados no solo quatropontense, que visam uma potencialização na produção agrícola.
Por outro lado, uma parceria interessante com a PUC acaba de ser firmada também. A Diretora do Departamento de Fomento da Agricultura e Pecuária do município, Caroline Hoscheidt Werle explica que a parceria gira em torno de um projeto que objetiva o controle de zoonoses, ou seja, doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa, e ainda um trabalho de posse responsável de animais de companhia, que será desenvolvida junto a comunidade escolar. Ela ressalta que este convênio visa suprir uma demanda verificada no município, que irá resultar em qualidade de vida para as pessoas através dos cuidados com animais.