A Prefeitura Municipal por intermédio do Departamento de Ação Ambiental do município de Quatro Pontes estão realizando trabalhos no sentido de recuperar nascentes em propriedades rurais. A meta do governo é recuperar em torno de 25 nascentes. Para isso a responsável pelo setor, Rosa Sulzbach convida os agricultores para se inscreverem neste programa que até agora conta com diversas propriedades inscritas.
Na quinta-feira (25) de Janeiro a força-tarefa aconteceu na propriedade do Sr. Hilário Vergutz, situada na Linha Souza Naves. Chegando na propriedade, verificou-se que além daquela nascente, foram descobertas várias outras. Rosa pondera que quanto mais nascentes forem descobertas, resgatadas e preservadas, haverá água em abundância e de qualidade “estamos contentes pois os nossos munícipes têm a consciência de preservar e sabem da importância que água tem para a sobrevivência humana e do planeta”, avaliou.
Por sua vez, o Prefeito João Laufer que acompanhou de perto o trabalho, reforçou a importância de se preservar. Ele disse que esta conscientização deve ser repassada de pai para filho, para que futuramente as próximas gerações possam habitar um mundo com as riquezas naturais preservadas, “nós temos que dar o exemplo hoje, para garantir o amanhã das próximas gerações”. João agradeceu o empenho e a parceria da Itaipu Binacional, que é uma grande parceira do município na preservação do meio ambiente.
Esta é um projeto arrojado, uma parceria entre poder público e Itaipu Binacional que tem como objetivo fomentar a preservação da água e do meio ambiente, tanto é, que durante esta semana, a gestora do meio ambiente do município, participou de uma importante reunião em Foz do Iguaçu onde foi debatido a preocupação com a falta de água no cenário global. Rosa ressaltou que esta é uma inquietação mundial e em virtude disso, estará participando do Fórum Mundial sobre a água que irá acontecer em Brasília, “não somos somente nós nem o Brasil, mas o mundo inteiro que se preocupa com a escassez de água”, salientou.
Estiveram auxiliando nos trabalhos, Aldemir Guerino da Itaipu, Jeferson Vorpagel da empresa Conceito Ambiental, Tasso da secretaria de viação e obras e demais colaboradores.