Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização e Estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lembrado hoje (06), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realizou, na noite de ontem (05), um estudo na Escola Municipal Dona Leopoldina, com o objetivo principal de discutir sobre que cidadãos queremos formar na escola e como a BNCC irá auxiliar na formação do cidadão.
A BNCC é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais.
Ao determinar com clareza o que os alunos têm o direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a BNCC contribui para promover a equidade educacional.
No encontro, portanto, foi discutido o que precisa acontecer para a BNCC chegar nas salas de aula. As propostas para 2018, segundo a secretária Araceli Tauchert, visam, então, a revisão curricular das redes e dos PPPs das escolas, a formação continuada de professores e alinhar os materiais didáticos e as matrizes das avaliações.