Além do incentivo ao lazer ativo e saudável, o esporte origina um precioso rol de valores, como respeitar limites e diferenças individuais, aceitar regras, aprender a trabalhar em equipe, definir e assumir papéis, superar desafios, sentir orgulho do seu time. Em Quatro Pontes, emprega trabalho socioeducativo por meio do Departamento de Esportes, que oferta atividades gratuitas, buscando envolver públicos de faixas etárias diversas.
Este espaço de troca e desenvolvimento se dá, por exemplo, via o projeto Escolinha de Futebol de Campo, o qual envolve crianças de cinco anos até adolescentes com idade máxima de 17. Os treinos ocorrem toda terça-feira, no contraturno escolar, sendo na parte da manhã, das 09 às 11 horas, e no período da tarde, das 15 às 17h30, no Centro Poliesportivo Seno José Lang.
Segundo o treinador, Edevaldo Moura dos Santos (Mico), a intenção é oportunizar a vivência de uma modalidade esportiva às crianças e aos adolescentes. “Nosso legado é a prática de esportes por meio da execução do trabalho socioeducativo”, comenta. Para participar, explica Mico, é necessário se inscrever junto ao Departamento de Esportes. “Ainda há vagas disponíveis”, diz.
VOLEIBOL
No voleibol, o trabalho executado não é diferente. Os treinamentos contemplam seis categorias, sendo sub 11 misto, sub 14 feminino, sub 17 feminino, adulto masculino e feminino, terceira idade masculino e feminino e adulto feminino iniciação, somando 135 atletas. O preparo é realizado de segunda a sexta-feira, no Centro Poliesportivo.
O treinador, professor Juliano West Walker, conta que os treinos preparam os atletas para representar o município em várias competições regionais, que acontecerão no decorrer do ano. “São os Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Copa Amizade, Liga Leader School, Liga de Voleibol Gigante da Terceira Idade, Jogos Regionais da Terceira Idade, entre muitos outros”, expõe, destacando: “Inscrições ainda podem ser feitas junto ao departamento esportivo”.