Integrado à festividade dos 26 anos de emancipação político-administrativa de Quatro Pontes, o 22º Fespontes será realizado sexta-feira (06), a partir das 20h30, e sábado (07), com início às 21 horas, no Clube Cultural. A primeira noite englobará 63 apresentações, divididas em cinco categorias: municipal livre, infantojuvenil regional livre, popular regional, sertanejo regional e gospel regional. Para a final serão classificados somente cinco candidatos de cada uma. Após, haverá baile, sendo que a entrada é gratuita em ambas as noites.
O festival de interpretação, que distribuirá mais de R$ 20 mil em prêmios e troféus, é organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial (Aciquap), Itaipu Binacional, Rádio Tropical FM e 16 associações de moradores, as quais participarão com o trabalho de caixa e copa, sob a coordenação da Aciquap.
O evento busca promover o intercâmbio cultural, intensificar o movimento musical no município, descobrir e valorizar novos talentos, difundindo a música como um dos meios essenciais da expressão cultural, mostrar os valores e incentivo à arte e à cultura, valorizar os talentos que residem em Quatro Pontes e na região, além de selecionar representantes quatropontenses para o 14º Festival Regional de Música do Oeste do Paraná (Fermop).
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, afirma que o Fespontes é aguardado com grande ansiedade, pois faz parte da programação do 26º aniversário de Quatro Pontes. “Estamos com boas expectativas em relação ao festival. Ao todo, 63 intérpretes irão abrilhantar o evento, que conta com a parceria da Itaipu Binacional, Aciquap e 16 associações de moradores. Eles são de vários municípios e, inclusive, de Estados, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso é muito gratificante para nós”, diz. “Tudo está sendo organizado para proporcionar noites agradáveis e com certeza serão um sucesso de público. Convido os munícipes e pessoas de municípios vizinhos para prestigiar, lembrando que a entrada é gratuita nos dois dias”, comenta.
ELIMINATÓRIA E FINAL
Ao participante é assegurada a livre escolha da música que deseja interpretar, não sendo aceita em língua estrangeira no todo, podendo, apenas, conter pequenos trechos que não ultrapassem cinco palavras. Não é permitido composição, uma vez que o festival é de interpretação, além de música que não tenha sido gravada oficialmente, com selo (gravadora). Também não é autorizado playback e interpretação em trio na categoria sertanejo regional, a não ser que a música interpretada seja originalmente gravada em trio, quarteto ou grupos maiores.
Em todas as etapas, o acompanhamento musical estará a cargo da banda contratada, porém o candidato terá o direito de se fazer acompanhar por qualquer instrumento que lhe convier. A ordem das apresentações será definida por sorteio, que ocorrerá durante os ensaios e vai ser feito pela equipe organizadora e candidatos que ali se encontrarem. Não havendo candidatos presentes, o sorteio será feito pela equipe organizadora do festival. Para mais, os candidatos deverão estar no local do evento meia hora antes da apresentação na eliminatória e final. Caso o candidato seja chamado e não compareça na apresentação será automaticamente desclassificado.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
A comissão julgadora, em qualquer etapa do festival, será formada por critério e escolha da Comissão Central Organizadora (CCO), constituída por profissionais da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, sendo formada por cinco membros. As notas de avaliação deverão ser de cinco a dez, observando os quesitos afinação, ritmo, dicção e postura de palco/apresentação. Caso o candidato erre a letra da música, ficará a cargo da comissão julgadora conceder ou não nova oportunidade ao concorrente.
Se houver empate, caberá à CCO considerar a maior nota no quesito afinação para o desempate. Caso ocorra a coincidência neste critério serão observados o ritmo, dicção e postura de palco/apresentação.