O 3º Encontro Regional de Danças Folclóricas, organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, já tem data definida. O evento será realizado no dia 19 de maio, tendo como palco o Clube Cultural. O objetivo é reunir grupos de danças folclóricas de diversos municípios da microrregião e, possivelmente, do Paraguai.
Para o professor de danças folclóricas, Marcio da Silva, é uma alegria divulgar a cultura de Quatro Pontes, que cada vez mais está em evidência no Paraná. “Já há grupos do Paraguai interessados em participar, que foram contatados pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, durante encontros em Curitiba”, diz, destacando: “Atualmente, o município tem três grupos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, projeto que integra crianças de três e quatro anos e foi colocado em prática no ano passado. Trabalhar a cultura alemã da sua base é algo que não ocorre em qualquer município. Temos sorte de ter uma administração municipal com visão em relação às crianças, que apoia e preserva a cultura local”.
Além disso, Quatro Pontes conta com o grupo infantojuvenil, com ensaios no saguão da Escola Municipal Dona Leopoldina, o gauchesco adulto “Amor à querência” e da terceira idade “Amigas da dança”. “Vamos iniciar, ainda, um projeto inovador. Trata-se do grupo folclórico polonês, sendo que sábado (14) acontecerá o primeiro ensaio no saguão da escola. É um incentivo ainda maior à diversidade cultural, visto que hoje mais de 100 quatropontenses são atendidos pelo Departamento de Cultura, por meio de danças folclóricas”, expõe o professor.
Ele ainda salienta: “Convido toda comunidade local para prestigiar, pois todos os grupos de Quatro Pontes se apresentarão, confirmando a potencialidade da nossa cultura por meio da dança folclórica. Também receberemos grupos de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Palotina, Toledo, Francisco Beltrão, Céu Azul, somando mais de dez”.