Durante reunião hoje (17) com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), no Palácio Iguaçu, a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), garantiu o repasse de importantes recursos. Quatro Pontes, por exemplo, está entre as cidades que serão beneficiadas e que poderá, segundo o prefeito João Laufer, concretizar projetos já elaborados.
No encontro, Cida também lembrou à comitiva do Oeste que nesta quinta-feira (19), às 18 horas, o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) tomará posse no cargo de secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, com a missão de unir a bancada paranaense na Câmara Federal. O ato será realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.
Segundo o mandatário quatropontense, o anúncio oficial da nomeação de Sperafico foi feito ontem (16) pela governadora. “Fiquei muito feliz com a novidade. Sperafico é um dos deputados federais que mais viabilizou recursos para Quatro Pontes. Além disso, apesar de assumir o cargo na Casa Civil do Paraná, o parlamentar garantiu que todas as emendas encaminhadas ao município serão autorizadas”, expõe, destacando: “Convido, inclusive, toda a população quatropontense para prestigiar a solenidade de posse. O Poder Público tem muito apreço pelo deputado e, sem dúvida, continuará realizando um excelente trabalho”.
OUTROS NOMES
Em reunião com o secretariado no Palácio Iguaçu, ainda ontem (segunda-feira), Cida também comunicou que o atual presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, foi indicado para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. O diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, assume a presidência da empresa.
A governadora apresentou, inclusive, a nova secretária de Estado da Educação, Lúcia Cortez, que tomou posse na última sexta-feira (13), e o novo procurador-geral do Estado, o advogado e professor do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandro Kosikoski. Cida afirmou que um dos objetivos da gestão é ampliar o diálogo com a bancada parlamentar do Paraná em Brasília e também com o governo federal. Para ela, os novos integrantes da equipe reúnem as condições necessárias para essa interlocução.
“Sperafico reúne condições para administrar esta pasta tão importante, que vai dialogar muito com a bancada federal e tratar das ações relativas aos municípios”, destaca a governadora. “Da mesma forma, o Abelardo Lupion também reúne anos de serviço prestado ao Paraná e ao Brasil e a capacidade técnica que o credencia para estar à frente da pasta da Infraestrutura”, declara.
COMPROMISSO
Cida ressaltou ainda o compromisso do governo de manter um diálogo aberto com a sociedade. “A nossa meta é fazer uma gestão eficiente, que vá ao encontro das demandas da sociedade, escutando os representantes das entidades de classe, da sociedade civil organizada e de setores importantes como o agronegócio”, explica. “Ampliar as discussões vai fazer com que possamos administrar de maneira eficiente, priorizando a população paranaense”, salienta.
CONVÊNIOS FEDERAIS
Deputado federal por seis mandatos, Sperafico destaca que uma das primeiras ações à frente da Casa Civil será fazer um levantamento de todos os convênios do Governo do Paraná com a União. Ele também ressalta que na próxima semana haverá uma reunião com a bancada federal em Brasília, com a participação da governadora. “Vamos detalhar aquilo que será possível fazer em prol do Paraná”, afirma.
“As expectativas são muito boas. O Paraná fez a lição de casa e, comparado aos demais estados brasileiros, somos privilegiados. Mas não podemos titubear, precisamos ficar atentos para poder continuar avançando”, destaca Sperafico. “Temos muitos projetos em andamento e precisamos fazer com que as obras e projetos do Estado cheguem a todos os paranaenses”, afirma.