Quatro Pontes é um dos municípios do Oeste do Paraná que recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora Paraná - 2ª edição. A cerimônia de premiação das equipes dos projetos vencedores ocorreu na última sexta-feira (27), tendo como palco a sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Na ocasião, também houve uma homenagem aos municípios do Paraná que em 2017 tiveram o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implantado em 100% das escolas da rede municipal.
No município quatropontense, o programa Sebrae iniciou em 2014, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e ao protagonismo juvenil. O público-alvo engloba o corpo docente de escolas públicas e privadas que, por meio de capacitação e repasse de metodologia, realizado pelo Sebrae/PR, são habilitados para multiplicar junto aos alunos a proposta do curso, de acordo com cada um dos nove anos do Ensino Fundamental.
Desta forma, segundo a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, o desenvolvimento do programa de Educação Empreendedora se dá na Escola Municipal Dona Leopoldina, do 1º ao 5º ano, e permanecerá em funcionamento. A metodologia, explica ela, é lúdica, vivencial e semiaberta, o que fomenta o empreendedorismo de forma ampla, sistêmica e sustentável. “Para ter uma educação de qualidade é necessário envolver o dia a dia da criança e adolescente, que futuramente ingressará no mercado de trabalho”, conta, destacando: “Desde agora, convido a comunidade para a Feira do Empreendedorismo, integrada à programação dos 26 anos do município, que ocorrerá no dia 14 de setembro, na escola municipal. Os alunos se preparam o ano todo para praticar o empreendedorismo a partir do que aprendem em sala de aula. O programa é maravilhoso”.
Ela também aponta: “O prêmio é resultado da união de todos, desde professores, pais, direção, alunos, funcionários, equipe pedagógica. Cada um é de extrema importância. Me sinto feliz porque os educandos aprendem e levam conhecimento à comunidade em geral”.
JEPP
Com a Educação Empreendedora, o Sebrae/PR fomenta a cultura do empreendedorismo nas salas de aula. O resultado é o estímulo à prática de atitudes empreendedoras nas crianças e jovens para que tenham uma atuação mais protagonista na construção do seu futuro. O curso JEPP visa estimular a criatividade e o pensamento crítico, incentivando os estudantes a sonhar e a ter vontade de realizar os seus sonhos. Ele ainda incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios. Empreendedorismo na escola é um convite para a mudança cultural.