Uma semana depois de iniciado, o trabalho para a recuperação de uma importante nascente na Linha São João, interior de Quatro Pontes, está praticamente concluído. Restam apenas acabamentos e a instalação elétrica que irá lançar a agua captada para a rede coletora, abastecendo 72 propriedades. Outras 17 nascentes já foram recuperadas nos últimos dois anos, garantindo proteção ao meio ambiente e mais água de qualidade para a população.
Segundo a diretora de Meio Ambiente, Rejane Dahmer, outros produtores rurais já agendaram visitas da equipe de Meio Ambiente para receber instruções de como realizar a recuperação das nascentes em suas propriedades. “É importante que os produtores que possuem nascentes em suas propriedades procurem instruções para a recuperação desse bem natural. Essa é uma iniciativa que tem trazido excelentes resultados tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade que é abastecida”, esclarece.
Um dos grandes benefícios, segundo Rejane, é a possibilidade de economia de água tratada. A diretora explica que ao receber água da rede de distribuição, os produtores não devem utilizar para o manejo dos animais. “O importante é que a água tratada seja utilizada apenas para o consumo humano. Isso ajuda a resolver os problemas com o bem mais precioso que a natureza nos oferece”, finaliza.