Dando continuidade ao projeto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) referente ao saneamento básico, oficina educativa e gincana foi promovida na quarta-feira (16) junto à Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, contemplando cerca de 250 alunos do Ensino Fundamental. A iniciativa envolve a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e o Departamento de Meio Ambiente.
Na ocasião, Renata Dias e Valquíria Castro, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), aplicaram a atividade extracurricular, que buscou promover a sensibilização dos educandos sobre a importância do saneamento básico, envolvendo a preservação, controle do consumo e aproveitamentos, tendo em vista a importância da água para a saúde, qualidade de vida e para a vida do planeta.
MEIO AMBIENTE
Desde o início do mês, a escola também está desenvolvendo o projeto “Pense no meio ambiente e recicle sua mente”, a fim de ofertar conhecimento e conscientizar os alunos do Jardim I ao 5º ano acerca dos temas que envolvem o meio ambiente, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável.
A disciplina de informática engloba apresentação de vídeos educativos que tratam sobre a preservação do meio ambiente, o uso adequado da água e o destino correto do lixo, além de atividades propostas no projeto Sem Fronteiras. Na literatura, as atividades são coordenadas pela bibliotecária, sendo contação de histórias com os alunos do Jardim I ao 2º Ano; músicas com o 3º ano; teatro com o 4º ano; e vídeo com o 5º ano.
Na matéria de educação física, passeio pedagógico propõe a construção e ampliação do sistema de abastecimento de água. Já as aulas de inglês abrangem cantigas e as de arte visam um concurso de desenho que represente os cuidados com o ambiente, sendo que de cada turma serão escolhidos dois desenhos e os ganhadores premiados. Já com os educandos dos 1º anos, por sua vez, será feito artesanato com vidros de conserva. Para mais, todos os alunos participarão de plantio de árvores em frente à escola.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para a próxima semana, está programado o início de reuniões, tendo como público-alvo as famílias dos bairros Itatiaia, Jardim Social e Santa Clara; dos condomínios Tropical, Jardim União e Primavera; dos condomínios Canadá, Monaliza e Paulo Schindler, além da população do centro da cidade, na Casa da Cultura. Os dias e horários ainda serão definidos.
Por outro lado, o trabalho de conscientização terá sequência no município com a visita de agentes de saúde e de endemias, que irão distribuir folders explicativos sobre as ações que já estão sendo executadas e a importância do saneamento básico.