Com o intuito de abordar questões relevantes sobre o trânsito caótico do país, focando, principalmente, nas situações corriqueiras e importantes para o trânsito local e que ensejam aspectos de cidadania, palestra do projeto PRF Mirim foi ministrada hoje (23) aos alunos do 5º ano, matutino e vespertino, da Escola Municipal Dona Leopoldina. O assunto foi explicado pelo policial rodoviário federal, Allan Ricardo, do posto da PRF de Quatro Pontes.
O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou em 2015 com a finalidade de levar ao entendimento das crianças a importância de uma convivência harmônica no trânsito, seu papel como cidadão integrante desse mesmo trânsito e, como formadores de opinião, no papel de fiscais mirins de trânsito, auxiliar na sensibilização dos adultos e, consequentemente, uma melhoria nos indicadores de trânsito do país.
Na avaliação da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, a palestra contribuirá para um trânsito melhor no município e nas rodovias. “Para o sábado (26), às 09 horas, também está marcada uma blitz de conscientização”, conta, acrescentando: “Portanto, neste primeiro semestre os alunos participam do projeto PRF Mirim e do Justiça e Cidadania. No próximo, novamente será desenvolvido o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). São situações do dia a dia que vão ofertar cidadania para as crianças, além de todo conteúdo trabalhado pela escola”.
METODOLOGIA
Na palestra, em sala de aula, foram apresentados vídeos e fotos, a fim de promover uma conversa que despertasse o interesse na medida de sua importância, possibilitando, de forma ordenada, a interação entre o palestrante e os alunos, se valendo de estudo de casos e situações exemplificadas.