Um grande número de propriedades rurais de Quatro Pontes está em processo de construção de novos empreendimentos, sejam aviários, chiqueirões, estábulos e outros. O crescimento do campo é uma realidade graças aos financiamentos e as parcerias que auxiliam os produtores na ampliação das unidades produtivas.
Um dos mais importantes subsídios para esse crescimento é Programa de Desenvolvimento Agropecuário, executado pela Prefeitura de Quatro Pontes, que inclui a cessão de maquinários para a realização de serviços como a terraplanagem, aterramentos, remoções, acessos e serviços de toda ordem.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Quatro Pontes, Cleonice Kasper Zanette, cada produtor pode utilizar sem custo até 50h/máquina, quando a propriedade recebe um novo investimento. “É a forma a forma que temos de incentivar os produtores nestes novos empreendimentos, criando uma corrente positiva e alavancando nossa economia, que por sua vez tem uma importante parcela de contribuição em nosso desenvolvimento”, relata.
Segundo a secretária, nos últimos dois anos foram mais de 1.600 horas de subsídio. “É um grande volume de trabalho, mas a necessidade é ainda maior. Creio que os produtores estão sentindo os resultados dos investimentos e a cada dia realizam um esforço maior para que os empreendimentos se ampliem e que possam agregar mais qualidade e renda as atividades no campo”, comenta.
Além desse incentivo, os produtores tem direito a outras cinco horas por ano de um abatimento que chega até 80% do valor para utilização dos maquinários em suas propriedades. “É uma forma de reconhecer a importância e o valor do trabalho rural que tantas riquezas geram para nosso município”, avalia.
O prefeito Paulo Feyh, acredita que ações como estas são fundamentais para o desenvolvimento e o amplo crescimento que os produtores promovem no interior de Quatro Pontes. "Quando auxiliamos o desenvolvimento da agricultura estamos plantando boas sementes para a cidade. Viabilizar o investimento nas propriedades é preparar nosso município para um crescimento sustentável e pautado pela diversidade econômica", descreve.