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QUATRO PONTES PARTICIPA DA ETAPA INTERMUNICIPAL DA CONFER?NCIA NACIONAL DE EDUCA??O

| Postado em: 15/06/2018 - 18:23:17

Um grupo de Quatro Pontes, formado Araceli Tauchert - secretária de Educação, Cultura e Esportes, Solange Lurdes Ferreira - vereadora e diretora do Colégio Estadual Quatro Pontes, Salete Kuns - Conselho Tutelar, Rosali F. Schmoeller - Conselho de Educação, Roseli Dreyer - Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Rosecler Hansel - Diretora da Escola Municipal Dona Leopoldina e Tiago Hasel - Poder Executivo, participa hoje (15) da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), tendo por local o auditório da Universidade Paranaense (Unipar), em Toledo.

Além do município quatropontense, outros 15 jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) Toledo participam dessa etapa, sendo Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Toledo.

Na sua 3ª edição, a Conae representa a democratização da educação, possibilitando que sejam revistos os Planos Municipais e Estaduais para além das discussões, quando os Poderes Públicos e a sociedade em geral apresentam propostas para a construção e implementação de políticas públicas para o segmento. Também objetiva acompanhar avanços, rediscutir estratégias e formular novas propostas de políticas públicas para a área da educação. Entre as principais discussões está a que envolve a criação do Sistema Nacional de Educação, tido como fundamental para que municípios e estados possam atuar de forma mais integrada e eficiente no que diz respeito, por exemplo, à gestão dos recursos da educação. A Conae ainda é um espaço dedicado ao acompanhamento da execução do Plano Nacional de Educação (PNE), que, sancionado em 2014, tem metas e estratégias voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

EIXOS

Os eixos em discussão englobam o PNE na articulação do sistema nacional de educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; planos decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; planos decenais, SNE e gestão democrática, participação popular e controle social; planos decenais, SNE e a democratização da educação: acesso, permanência e gestão; planos decenais, SNE e educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; planos decenais, SNE e políticas intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e planos decenais, SNE e financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.


 
 
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