Após enquete feita no site da prefeitura e pesquisa realizada junto ao comércio e indústrias do município, a fim de saber a opinião dos quatropontenses em relação à oferta de cursos técnicos, chegou-se ao seguinte resultado: no site o curso de serviços públicos somou 5% dos votos, vendas 10%, administração 26%, logística 11%, meio ambiente 13%, agente comunitário de saúde 13% e segurança do trabalho 21%; já na pesquisa feita no comércio e indústrias o curso de administração totalizou 30,47%, logística 16,46%, agente comunitário de saúde 9,63%, meio ambiente 9,63%, segurança do trabalho 22,06%, serviços públicos 15,58% e vendas 24,16%.
Sendo assim, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vai ofertar os quatro cursos técnicos mais votados: administração, vendas, segurança do trabalho e agente comunitário de saúde.
INSCRIÇÕES
Cada curso escolhido conta com 40 vagas, sendo que 20 é o número mínimo de inscritos para formar turma. Além de quatropontenses, pessoas de municípios vizinhos poderão se candidatar para até dois cursos, ofertados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, esclarece que ainda não há data prevista para o início das inscrições.
“Até o momento, sabemos que precisarão ser feitas exclusivamente no site do IFPR e que as aulas devem iniciar até final do ano. Tudo será divulgado pela prefeitura”, diz, destacando: “No mês de abril, estive no IFPR, juntamente com o prefeito João Laufer e o secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, ocasião em que foi firmada a parceria. Toda a documentação está pronta e com ela serão encaminhados os cursos escolhidos pela comunidade”.
Se o número de inscritos exceder os 40, o IFPR fará um sorteio, ou seja, os demais ficarão na lista de espera, podendo ser chamados em caso de desistências. “Ao município cabe disponibilizar o local e o instrutor. Iríamos ofertar apenas três cursos técnicos, mas para oportunizar mais pessoas optamos por mais um”, afirma Araceli.