Desde ontem (06), até o próximo dia 31, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes participa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Todas as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber a imunização, independentemente da situação vacinal.
A nova campanha nacional tem como meta a vacinação de 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio (paralisia infantil) e reemergência do sarampo.
Dados da secretaria apontam que 164 crianças nessa faixa etária no município devem comparecer no posto de saúde para serem imunizadas, tomando a gotinha (contra a paralisia infantil) e a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Além disso, pessoas de cinco a 29 anos deverão tomar duas doses da tríplice viral e de 30 a 49 anos apenas uma.
A sala de vacinas está aberta de segunda à sexta-feira, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. O dia D de mobilização nacional será no próximo dia 18, das 08 às 17 horas, sem interrupção para o almoço.
Pais ou responsáveis devem trazer o cartão de vacinas e o cartão SUS dos filhos. Lembrando que adultos também devem ficar atentos para atualização da própria carteirinha.
O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que é de grande importância imunizar as crianças contra a pólio e sarampo nessa faixa etária, a fim de evitar o retorno dessas doenças. “Queremos atingir a meta de 100% de vacinação no município. Temos doses para todas”, diz.