Vinte e oito jovens estiveram na Casa da Cultura de Quatro Pontes, ontem (08), para receber o certificado de dispensa de incorporação da Junta de Serviço Militar, da classe de 2000 e anos anteriores. A cerimônia de juramento à bandeira retrata a formalidade e a regularidade dos rapazes perante o serviço militar. Além de secretários municipais, vereadores e pais, participaram do ato o presidente da Junta de Serviço Militar, prefeito João Laufer, e o chefe do PRM de Cascavel e delegado de Serviço Militar, capitão Wilson Moreira de Souza.
O presidente da Junta de Serviço Militar, prefeito João Laufer, assegura que são jovens responsáveis e que permanecerão à disposição do Exército Brasileiro até os 45 anos. “No momento, eles podem continuar suas atividades normais, junto com a família”, diz.
O chefe do PRM de Cascavel e delegado de Serviço Militar, capitão Wilson Moreira de Souza, comenta que a cerimônia representa o compromisso do jovem cidadão com a pátria. “É um ato feito perante à bandeira nacional. Ele se compromete em defender a pátria em caso de necessidade. Por outro lado, há um aspecto documental, pois recebe o certificado de dispensa de incorporação, que permite ao jovem poder tomar posse em cargos públicos, formalizar contratos de trabalho, fazer passaporte. Os rapazes que irão completar 18 anos, por sua vez, precisam fazer o alistamento e seguir as orientações da Junta de Serviço Militar”, explica.