Iniciaram na sexta-feira (24) as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na Escola Municipal Dona Leopoldina, em Quatro Pontes. A intenção é ensinar aos alunos do 5º ano, matutino e vespertino, sobre os cuidados com as drogas e a violência.
As aulas serão ministradas pelo soldado Pujol, instrutor do programa, a cerca de 50 educandos, que terão atividades a partir de material didático, com o livro do estudante “Caindo na real”. O Proerd foi retomado no município por intermédio da parceria entre a prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em conjunto com a direção escolar, o soldado Pujol e o subcomandante do Pelotão da Patrulha Escolar da Polícia Militar de Toledo, subtenente Santos.
O PROGRAMA
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar do Paraná e do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde, a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam o seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.
Mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, o Proerd ensina os alunos a não se envolverem com drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do programa. As aulas são ministradas por PMs fardados durante um semestre letivo. De acordo com o currículo do programa, as aulas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência.
Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornaram educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa e estão em condições de atender aos alunos desta faixa etária.