Tratativas de preparação para implantação da arena poliesportiva foram feitas na última sexta-feira (31) entre a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Araceli Tauchert, o supervisor técnico de terraplanagem da Green Sports, Toshio André dos Santos, e os engenheiros civis da prefeitura, Heloísa Hitz e Jeferson Martini, junto à quadra da Praça Cristo Rei, local onde ocorrerão as obras.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, expõe que o próximo passo é organizar a documentação. “Tivemos uma conversa muito produtiva e agora vamos preparar a parte documental. Tudo está se encaminhando para implantarmos a arena poliesportiva”, afirma.
ACORDO
A arena poliesportiva foi viabilizada pelo Poder Público mediante acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, a qual busca incentivar a prática esportiva, e o projeto é uma das ações do programa Paraná Mais Esporte. Assim, a prefeitura cederá o terreno, caso da quadra da Praça Cristo Rei, para que a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo instale os equipamentos, que contam com estruturas de arquibancadas em madeira ou chapa metálica, alambrados de material anticorrosivo e gramado sintético aprovado pela Fifa e com sistema de absorção de impacto (o amortecimento é feito com pequenos pedaços de borracha de pneu reciclado - 1,8 mil pneus são retirados do meio ambiente), oferecendo condições para a prática de futebol, basquetebol, voleibol e skate, além de refletores.
A arena poliesportiva será transportada à Quatro Pontes em dois contêineres, que serão incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais. Para a sua implantação, verba parlamentar de R$ 400 mil será aplicada, ficando à cargo da administração municipal a terraplanagem e a base de concreto.
SOCIALIZAÇÃO
A arena poliesportiva possibilitará o acesso de crianças e adolescentes ao esporte e a socialização e a vivência dos princípios e valores inerentes ao esporte. Seus diferenciais são a rapidez na instalação e a praticidade de um equipamento móvel, podendo ser usada na iniciação esportiva, competições e inclusão de grupos da comunidade, como o da melhor idade.