Quatro Pontes aderiu ao Pacto Global, uma das iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual busca reunir esforços para incentivar práticas que promovam o desenvolvimento sustentável. O documento foi assinado pelo prefeito João Laufer na terça-feira (25), em encontro na sala de reuniões da prefeitura, ocorrido em parceria com a Itaipu Binacional, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa Cidades Sustentáveis.
A iniciativa tem o objetivo de encorajar instituições a adotar os dez princípios do Pacto Global e valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção do meio ambiente e combate à corrupção. Além disso, todos os municípios do país precisam alcançar as metas referentes aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.
Posterior explanação, a diretora do Colégio Estadual Quatro Pontes, Solange Ferreira, propôs uma campanha em que os alunos possam criar uma logo sobre os ODS para o município. Representantes de secretarias e departamentos ligados à prefeitura ainda apresentaram possibilidades do que pode ser melhorado em cada área.
17 ODS
Os 17 ODS propostos pela ONU englobam a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.