Mesmo com o esforço das equipes de saúde e voluntários que estiveram atuando nas inúmeras ações desenvolvidas contra a Dengue, informações oficiais repassadas nesta manhã (25) confirmam a existência de dois casos de dengue importados. Outros quatro estão aguardando a confirmação através do resultado dos exames.
Conforme a Secretária de Saúde, Ana Maria Görgen, a orientação é para que a população fique atenta e colabore. “É necessário que cada um faça a limpeza do seu quintal, retirando os locais que favoreçam a proliferação do mosquito. Limpe as calhas das casas, coloque areia nos pratinhos dos vasos de flores, faça a limpeza da caixa d’água e faça o uso de repelentes, principalmente ao se deslocar para municípios com maior número de casos confirmados ”, disse.
Segundo a enfermeira Eveline Bender, locais como vasos de planta e pratinhos de alimentação dos cães e gatos devem ter uma atenção especial. “Precisamos verificar tudo, inclusive locais pequenos onde muitas vezes não acreditamos servir de criadouro ao mosquito”, ressaltou. “Atenção especial também àqueles que já tiveram a doença pois caso seja contraída novamente a situação pode se agravar. Estudantes que se deslocam a outras cidades também devem ficar atentos. Lembrando novamente a importância do uso do repelente”, informou lembrando que ao apresentar os sintomas de febre, dores e manchas no corpo deve-se procurar imediatamente a Unidade de Saúde.