Mesmo não havendo casos de tuberculose no município de Quatro Pontes, a Secretaria de Saúde trabalha no sentido de prevenção e orientação.
Esta é a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose e tem como finalidade concentrar esforços na divulgação da doença, suas formas de prevenção, diagnostico e tratamento a fim de manter o município livre da tuberculose. Segundo a Secretária da pasta, Ana Maria Görgen, as ações continuam durante o ano todo.
A Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família, Angélica Thaiany, explica que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges. “A forma pulmonar é a mais comum pois a transmissão ocorre através de secreções. Ao falar, tossir e espirrar o doente com tuberculose pulmonar espalha pelo ar as bactérias”, disse.
Os sintomas mais comuns são tosse por mais de três semanas, acompanhada de febre ou não ao fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. O diagnóstico é feito através de exame clínico, exame de escarro, prova tuberculínica e Raio X.
“A forma de prevenção é evitar ambientes fechados e mal ventilados. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano e protege contra as formas mais graves da doença, sendo de fundamental importância”, ressaltou a enfermeira dizendo que o tratamento deve ser feito o quanto antes por um período de no mínimo seis meses, diariamente e sem interrupção mesmo que os sintomas tenham desaparecido. “Peço para que procurem a Unidade de Saúde caso a pessoa tenha estes sintomas”, concluiu.
Equipe preparada
A Equipe de Saúde do município de Quatro Pontes participou de uma palestra recentemente junto ao Auditório da Prefeitura de Toledo e está orientada sobre o assunto. A palestra foi ministrada pelo Dr. Fernando Pedrotti, médico especialista em medicina preventiva e social.