Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20), houve teatro no Colégio Estadual Quatro Pontes. A peça foi encenada para todas as turmas da manhã e da tarde, a fim de que os alunos tenham uma visão mais ampla sobre o assunto.
Sob a coordenação da professora Mariéli Schuh, com o apoio do Departamento de Cultura, que oferta aulas gratuitas de teatro na Casa da Cultura, dez meninas fizeram a apresentação. A intenção era provocar uma reflexão acerca de todo o sofrimento dos negros desde a colonização, das conquistas e ainda homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da população afrodescendente.
REFLEXÃO
O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar - até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.