Cinquenta e dois alunos dos 5º anos da Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes se formaram ontem (22) no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu na Casa da Cultura, com a presença de policiais, autoridades, lideranças, patrocinadores do programa, direção escolar, pais, alunos, professores e convidados.
A programação contou com diversos momentos especiais, iniciando pelo juramento, além da presença do Leão Darem, que é o mascote do Proerd, entrega de certificados e premiação aos alunos autores das redações destaque. O compromisso do juramento foi proferido pela aluna Bruna Cristhiane dos Santos, que conduziu o discurso e foi seguida por todos os proerdianos, que com o braço direito estendido assumiram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência. Além disso, foi realizada a entrega dos certificados e a premiação das redações destaque. As alunas selecionadas são Rebeca Sofia Joner Borchert (5º ano A) e Emily Gabrielly Ricalte da Silva (5º ano B), que como forma de lembrança receberam um leão de pelúcia, representando o mascote do Proerd, patrocinados pela EBS - Fábrica de Fábricas.
Na ocasião, ainda houve sorteio de brindes. João Pedro Pazdiora (5º ano B) e Evelin Wickert (5º ano A) ganharam um leão de pelúcia (mascote), sendo que estes dois também foram patrocinados pela EBS - Fábrica de Fábricas. Já Rebeca Sofia Joner Borchert e Emili Letícia Schuster foram agraciadas com uma poupança de R$ 150, ofertadas pela Sicredi, agência de Quatro Pontes. E uma bicicleta foi sorteada para Valentina Lunkes.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, afirma que a retomada do programa no município ocorreu no ano passado e só foi possível pela junção de esforços entre a Polícia Militar, prefeitura e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). “A formatura, sem dúvida, ficará marcada na vida de cada criança. A participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) também foi muito importante neste evento”, diz, destacando que “o programa trabalha várias questões, como sobre as drogas e o respeito à família, para que as crianças se tornem bons cidadãos. Agora, o desejo é de que todos os alunos sempre lembrem do que o policial Pujol ensinou, tenham uma vida saudável e respeitem ao próximo”.
ENSINO
O policial Carlos Alexandre Corrales Pujol, instrutor do Proerd, explica que o objetivo do programa é conscientizar as crianças sobre as consequências negativas que as drogas acarretam para a sociedade. “Ele é desenvolvido em dez lições, sendo uma a cada semana, e aplicado diretamente nas escolas, ou seja, os alunos não são tirados das salas de aula, com o apoio da equipe pedagógica e professores. O Proerd não resolve todos os problemas do município, mas é mais um programa que enfrenta as questões negativas relacionadas às drogas e à violência”, assegura.
A gerente da Sicredi de Quatro Pontes, Elaine Sanders, comenta que a cooperativa apoia todos os programas que contribuem com a qualidade de vida da comunidade. “Está no nosso lema e a Sicredi prima muito por isso. E nada melhor do que trabalhar com as crianças. Apoiar o Proerd é muito importante, pois é para que as crianças sigam pelo caminho correto. Temos vários projetos paralelos, próprios da Sicredi, mas essa parceria continuará”, expõe.
A quatropontense Scheila Hachmann Ferreira, mãe da Eduarda (5º ano B), avalia o Proerd como um programa especial. “É excelente e a minha filha aproveitou muito todo o aprendizado. Ela realmente percebeu que o caminho das drogas não é o certo. O município, professores e a Polícia Militar estão de parabéns. Agradeço pela chance de ensino tão fundamental ofertado”, pondera.
PROERD
O Proerd é um programa eminentemente preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal ensinar as crianças a dizerem não às drogas e à violência. Os instrutores do Proerd são policiais militares capacitados e contam com a ativa participação dos professores e da família. Também dá ênfase especial aos estudantes do 5º ano e as lições são projetadas com base na teoria da aprendizagem socioemocional, a qual identifica as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento dos indivíduos.
Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do estudante, promovendo os objetivos educacionais da prevenção primária e orientação para fazer escolhas seguras e responsáveis, necessárias à promoção da saúde. Ainda ensina a criança a controlar os seus impulsos e a pensar nos riscos e nas consequências, elevando a sua autoestima, solidificando noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos colegas. E o sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia.