Quinta-feira (10) será o último dia para efetivar matrícula por parte dos aprovados nos cursos técnicos subsequentes de administração e segurança do trabalho, ofertados de graça pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio de parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, com o apoio do deputado federal Sérgio Souza.
A diretora do Departamento de Fomento à Industria, Comércio, Serviços e Turismo, Jiane Spengler, explica que atendimento está sendo prestado na prefeitura, das 08 às 12 e das 13h30 às 17h30. “Para efetivar a matrícula é necessário apresentar alguns documentos autenticados, como CPF, RG, certidão de nascimento e/ou casamento, comprovante de endereço atualizado, certidão de quitação eleitoral, histórico escolar do Ensino Médio, além de uma foto 3×4 colorida (recente). A previsão de início das aulas é para a terceira semana de fevereiro”, pondera.
ENQUETE
Após enquete feita no site da prefeitura e pesquisa realizada junto ao comércio e indústrias do município, a fim de saber a opinião dos quatropontenses em relação à oferta de cursos técnicos subsequentes, chegou-se ao seguinte resultado: no site o curso de serviços públicos somou 5% dos votos, vendas 10%, administração 26%, logística 11%, meio ambiente 13%, agente comunitário de saúde 13% e segurança do trabalho 21%; já na pesquisa feita no comércio e indústrias o curso de administração totalizou 30,47%, logística 16,46%, agente comunitário de saúde 9,63%, meio ambiente 9,63%, segurança do trabalho 22,06%, serviços públicos 15,58% e vendas 24,16%.
Sendo assim, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ofereceu os quatro mais votados, sendo administração, vendas, segurança do trabalho e agente comunitário de saúde, mas somente administração e segurança do trabalho fecharam turma. A oferta de vagas era de 40 para cada curso, porém 20 era o número mínimo de inscritos. “O município disponibilizará local e o instrutor. A duração de ambos cursos é de dois anos. Administração tem carga horária de 1.006 horas e segurança do trabalho soma 1.264 horas”, diz.