As representantes da Defesa Civil em Quatro Pontes, Fatima Borth e Cleonice Majolo, estiveram reunidas ontem (28) com o 2° sargento Ananias Maciel, da 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Corpdec) e do 4° Grupamento de Bombeiros, com o propósito de revisar e atualizar o Plano de Contingência Municipal.
Na ocasião, o 2° sargento Ananias Maciel repassou informações essenciais sobre como proceder em situações de risco e fez a atualização necessária após a revisão. O Plano de Contingência é o documento base para a organização das ações de risco em um município. Também estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos e instituições envolvidos, seja em ações diretas ou indiretas de resposta ao desastre.
É de responsabilidade dos municípios a inclusão das ações de proteção e defesa civil nos seus planejamentos, identificar e mapear as áreas de atenção e desastres e informar a população, estabelecer protocolos de prevenção e alerta, entre outras medidas previstas no artigo 8º da lei federal nº 12.608/2012.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) desenvolveu e disponibilizou, desde o ano de 2013, em seu Sistema Informatizado de Defesa Civil (Sisdc) um local de acesso específico para o cadastramento de todas as informações necessárias das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Todas as informações compiladas geram automaticamente no sistema o Plano de Contingência Municipal, que possui fácil acesso e visualização pela Cepdec e pela Compdec, facilitando a interação entre estas coordenadorias.
PLANO DE CONTINGÊNCIA ONLINE
O Plano de Contingência online é composto por quatro partes: cadastro de áreas de atenção, cadastro de abrigos, cadastro de recursos e ações operacionais. As áreas de atenção são aquelas que apresentam uma recorrência histórica ou grande propensão a desastres. Atualmente, há a possibilidade de cadastrar três tipificações de desastre conforme o Cobrade: alagamento, deslizamento ou inundação.
Os abrigos são locais ou instalações que proporcionam abrigo a pessoas que necessitaram de remoção de suas residências, em um local que poderá ser ou foi afetado por um evento adverso. O cadastro de recursos disponíveis no município se faz necessário para um panorama geral de que tipo de recurso se tem disponível, quantitativo e quem detém aquele recurso. Os recursos são de suma importância para se decidir como será estruturada a ação de resposta, bem como se haverá a necessidade de solicitação de apoio externo, caso extrapole a capacidade de resposta do município.
Nas ações operacionais são elencados os responsáveis por cada missão dentro de um desastre, desde o responsável pelo recebimento e disseminação do alerta até quem irá ativar o plano e os responsáveis por cada ação de resposta dentro de um cenário de risco: comando do incidente, planejamento, operações, logísticas e finanças.