Posteriores intensos dias de trabalho, a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes de Quatro Pontes restabeleceu o sistema de abastecimento de água no município. A problemática foi registrada na última terça-feira (12), principalmente no Bairro União, e houve grande dificuldade em identificar a causa da falta de água. In loco, uma equipe averiguou vários pontos da sede e os serviços só terminaram ontem (17).
O responsável pela iluminação pública, Patrike Assunção Nichelle, explica que o motivo de todo o transtorno da falta de água se deve a um problema elétrico, que ocasionou a ruptura da tubulação em vários pontos no Bairro União. “A rede elétrica da Copel é distribuída em vários transformadores, um separado do outro. A falta de energia no reservatório de água fez com que uma válvula elétrica se fechasse. Já na captação, a bomba funcionou sem intervalo e pressurizou toda a rede de água, estourando várias tubulações. Por isso, desde terça-feira trabalhamos incansavelmente, inclusive fora do horário, para solucionar o quanto antes o problema. Tivemos que verificar as galerias de águas pluviais, mas a danificação ocorreu em vários pontos, o que demorou ainda mais para sanar a falta de água. Enquanto isso, caminhão-pipa foi disponibilizado aos moradores para que pudessem encher as caixas d’água”, esclarece.
Ele ainda destaca: “Felizmente identificamos o problema. A equipe da secretaria não mediu esforços e agradeço a solidariedade das pessoas do Bairro União, pois foram momentos bem difíceis. Agora, algumas medidas de segurança serão tomadas, como reparos elétricos e será instalado um manômetro (instrumento com que se mede a pressão de fluidos), o qual desligará a bomba caso a situação ocorra novamente. É algo que pode acontecer e o Poder Público se preocupou o tempo toda em resolver”.