Na última quarta-feira (20), no Teatro Guaíra, em Curitiba, Quatro Pontes participou do Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, estando representado pelo prefeito João Laufer, bem como a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, a diretora de Fomento à Industria, Comércio, Serviços e Turismo, Jiane Spengler, e o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert.
No evento, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançou a Prova Paraná, primeira grande ação do Núcleo de Cooperação Pedagógica da Superintendência da Educação, o qual alcançou a adesão de 398 municípios. A Prova Paraná será aplicada nas escolas sempre no início do bimestre e vai fornecer informações sobre os conhecimentos, as habilidades e as competências dos estudantes para auxiliar professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.
PROVA PARANÁ
A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (dentro do acordo de cooperação com os municípios), do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental (já no âmbito da rede estadual de educação) e do 1º e 3º anos do Ensino Médio. A avaliação terá 40 questões, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática.
A ideia é que, após a correção dos testes, os professores e demais profissionais da educação tenham informações mais aprofundadas sobre as dificuldades dos alunos, de modo a conseguir desenvolver estratégias pedagógicas e de ensino mais adequadas para ajudá-los a superar tais dificuldades.
O Governo do Paraná irá disponibilizar às escolas o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo também irá gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma deverá levar cerca de dez minutos.
PRESENÇAS
O evento ainda contou com a presença do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri; superintendente da Educação, Raph Alves; diretor geral da Seed, Moacir Gomes da Silva; reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Fonseca; e do diretor-presidente da Fundepar, José Maria Ferreira.