Sem prazo para finalizar, a Secretaria de Desenvolvimento Social está com as inscrições abertas para o Família Acolhedora. O programa é realizado em parceria com o Poder Judiciário e tem o objetivo de organizar o acolhimento de crianças e adolescentes que estão afastados do convívio familiar por medidas protetivas. A acolhida é temporária e realizada por famílias cadastradas, até que seja viabilizado o retorno para a família de origem ou o encaminhamento para a adoção.
A secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, esclarece que o programa foi instituído no município através da lei municipal nº 1502/2014, a qual garante subsídio financeiro às famílias acolhedoras durante o período que a criança e/ou adolescente estiver sob a sua responsabilidade, independente da condição social.
“Interessados em participar do programa devem se inscrever na secretaria, seguindo alguns critérios. Ou seja, a família ou pessoa física, sem discriminação de sexo, etnia e estado civil, que quer ter sob a sua guarda e responsabilidade crianças e adolescentes, zelando pelo seu bem-estar, de acordo com a legislação vigente, deve ter 21 anos ou mais, residir em Quatro Pontes há, pelo menos, dois anos, não possuir antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas, demonstrar disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor e não estar inscrita no cadastro de adoção do Juízo da Infância e Juventude”, explica a secretária.
Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone 99984-0365.