Desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), e a Secretaria de Desenvolvimento Social, projeto intitulado “Mãe Quatropontense” teve o cronograma de encontros mensais iniciado na quarta-feira (27), na Casa da Cultura. A primeira palestra foi proferida pela psicóloga Andrieli Bonissoni, que abordou o período gestacional, puerpério e as alterações psicológicas, reunindo 17 gestantes.
A coordenação do projeto é de responsabilidade da enfermeira coordenadora da ESF, Diani Kolling, com o apoio da assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Patricia Rafaela Naue. O próximo encontro está marcado para 28 deste mês, às 14h30, na Casa da Cultura. A palestrante será a nutricionista Priscila Rossato Neuberger.
O projeto tem como objetivo a atenção primária de qualidade, resolutiva e ordenadora do cuidado com ações do pré-natal e puerpério, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Também visa oferecer apoio biopsicossocial para gestantes da área de abrangência do município, bem como promover a saúde e o bem-estar social no período gestacional e puerperal e ainda fornecer informações, materiais e medicamentos essenciais para o cuidado do bebê.