Acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho Tonelli, o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, verificou in loco ontem (26) o trecho de cinco quilômetros no qual foi colocado o estabilizante sólido Dynabase na Linha Sanga Leão, mediante parceria entre a prefeitura e os moradores. Este trabalho foi executado por intermédio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes.
Com o término desta etapa, o setor de Engenharia do município elaborou a pasta técnica para a execução de pavimentação asfáltica. A previsão para abrir o processo licitatório para contratação de empresa especializada é na próxima semana. A princípio, 1.545 metros receberão a pavimentação asfáltica com a aplicação de verba própria. A viabilização de recursos para a conclusão da obra será estudada pelo Poder Público após a colheita da safra de milho.
O prefeito João Laufer explica que a intenção de realizar pavimentação asfáltica é para proporcionar aos trabalhadores rurais melhores condições para o escoamento da sua produção agrícola e abastecimento de insumos, promover melhor integração entre as regiões conectadas pela via, além de melhorar a infraestrutura das vias rurais para impulsionar as atividades produtivas locais. “Depois de concluir este trecho, mais cinco quilômetros de outra linha serão contemplados. Novamente será uma parceria com os agricultores, além do investimento de recursos do governo estadual”, antecipa.
Inovação
Um experimento foi realizado e aprovado na propriedade de Silécio Hoscheid, inclusive na Linha Sanga Leão, e a alternativa é inovadora no Paraná. Ela se soma aos esforços da municipalidade, que busca soluções para amenizar o desconforto da população rural de maneira rápida, prática, eficiente e com o menor custo ao município. Além disso, o custo é menor e a aplicação é mais rápida que a pavimentação poliédrica.