Teve início na manhã de hoje (05), com o credenciamento dos (as) delegados (as) e as inscrições dos observadores e convidados, incluindo café da manhã, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Quatro Pontes, na Casa da Cultura. Organizado pela Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, o evento tem como temática “Democracia e saúde” e é um espaço democrático de construção da política de saúde. Mais do que instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde.
Na abertura oficial, a mesa de honra foi composta pelo secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, a secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, representando o prefeito João Laufer e o secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, além do presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho Tonelli, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivete Adams Finger, e o diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli. Após o pronunciamento das autoridades, houve apresentações de jazz, ginástica rítmica e de músicas, realizadas por alunos das oficinas de cultura, as quais são ofertadas gratuitamente no município.
A fim de avaliar e propor diretrizes da política para o setor da saúde, discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde, discutir e propor sobre a organização e o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde, eleger o delegado e o suplente de usuários e fornecer subsídios para a Conferência Estadual de Saúde, o evento seguiu com a palestra magna intitulada “Democracia e saúde”, ministrada pelo diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, que abordou os eixos saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento.
Propostas
Das 13h30 até às 15 horas será realizada a plenária com a aprovação das propostas. Em seguida, das 15 às 16 horas, terá eleição dos conselheiros para compor o Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2019 a 2022. Já das 16 às 16h15 ocorrerá eleição do (a) delegado (a) para a 12ª Conferência Estadual de Saúde. O encerramento é às 16h30, com coffee break.
Unidades Fechadas
Em virtude da conferência, o prefeito João Laufer decretou o fechamento das unidades de saúde durante todo o dia. Assim, em caso de urgência e emergência os munícipes deverão contatar o plantão da Secretaria de Saúde, por meio do telefone 98826-6430, ou o Samu, através do 192.