O município de Quatro Pontes foi destaque no Jornal do Cultivando Água Boa, publicado no mês passado. A matéria que evidencia a cidade trata sobre o Prêmio Cidades Sustentáveis.
Confira:
Quatro Pontes vence Prêmio Cidades Sustentáveis
Quatro Pontes, um dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 parceiros do Programa Cultivando Água Boa, foi o vencedor do prêmio Cidades Sustentáveis na categoria Cidades Pequenas. O prêmio foi entregue no início de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Para o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, em um mundo em que a preocupação com a sustentabilidade das cidades é crescente, é muito significativa uma premia- ção como essa. “Entre 273 municípios brasileiros que aderiram ao programa, uma cidade paranaense se destaca já na primeira edição do prêmio. É uma grande conquista”, afirmou o diretor, lembrando que 25 municípios da Bacia do Paraná 3, parceiros do programa Cultivando Água Boa, também aderiram ao programa Cidades Sustentáveis (oito deles concorreram ao prêmio). Friedrich lembrou também que, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que deverão constituir o próximo passo dos Objetivos do Milênio, a sustentabilidade das cidades terá destaque. O prefeito de Quatro Pontes, Paulo Feyh, comemorou o reconhecimento, que ele atribuiu à cultura do município de “cuidar bem da cidade e de proporcionar qualidade de vida a quem ali vive”. “Fiquei muito feliz e satisfeito, porque nossas ações caminham nesse sentido da sustentabilidade, não com o objetivo de ganhar prêmio, mas de proporcionar uma melhoria constante”, afirmou.
O programa Cidades Sustentáveis consiste em uma série de indicadores. Os municípios que aderem à iniciativa assumem o compromisso de promover uma melhoria constante nesses indicadores, independentemente de filiação partidária e com um planejamento de longo prazo, para além dos mandatos de quatro anos que caracterizam as administrações municipais. Comprometem-se também a instalar um observatório para acompanhar o progresso desses indicadores.
Segundo Feyh, a prioridade em Quatro Pontes foi adotar o orçamento participativo. Outro ponto importante foi a preocupação com a questão de gênero. “Hoje, temos uma vice-prefeita, pela primeira vez na história do município. E a maioria do nosso quadro de servidores é de mulheres.” Outras ações de destaque estão nos serviços de saúde e de saneamento, além de melhorias na educação, cultura e esporte. Não por acaso, Quatro Pontes detém, também, a terceira colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná, segundo o Ipardes. “O fato de vencermos o prêmio Cidades Sustentáveis é sinal de que é uma metodologia que dá resultados e pode ser replicada em todo o País. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, completou Feyh. O prêmio O prêmio Cidades Sustentáveis foi entregue a 12 municípios. Mais de 270 cidades aderiram ao programa, que classificou 57 municí- pios de todo o País para o evento de premiação. Da BP3, concorreram Céu Azul, Marechal Cândido Rondon, Missal, Quatro Pontes, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Toledo e Mundo Novo (MS).