No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (05), Quatro Pontes promoveu ações sobre a coleta seletiva junto à Escola Municipal Dona Leopoldina, envolvendo os alunos do matutino e vespertino e professoras. A iniciativa do Departamento de Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contou com o apoio da Itaipu Binacional, Associação Quatropontense de Catadores (AQC) e da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.
Os educandos realizaram apresentações de músicas, aplicando o ensino da educação ambiental. Após, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, e a agente ambiental, Lovane Kircheim, com o auxílio da técnica de apoio a Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), Fernanda Jung, contratada pela prefeitura através de convênio com a Itaipu Binacional, explanaram sobre a importância da coleta seletiva, diferenciando o lixo reciclável do orgânico. A cartilha “Resíduo ou lixo: o que você faz com o seu?”, produzida pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, também foi entregue aos alunos.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, comenta que as ações tiveram o intuito de conscientizar os estudantes. “Eles repassarão a mensagem sobre a importância da coleta seletiva em casa, para vizinhos e amigos. As pessoas não sabem que muitos materiais não são recicláveis e isso foi explicado e demonstrado a eles. Todo plástico que rasga, por exemplo, não é reciclável”, salienta. “No último mês, sacos de rafia foram entregues a todas as famílias e neles deverá ser colocado o que é possível reciclar. O que não for será devolvido. A ação é através de convênio com a Itaipu Binacional. Já na semana seguinte, visitas para conscientizar os munícipes terá início. Devemos cuidar da nossa e do ambiente em que vivemos”, afirma.