A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Quatro Pontes e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) promovem às 14 horas de hoje (12) a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que será na Casa da Cultura, tem como tema “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”, definido pelo Consea Estadual, e propõem discutir e assegurar o direito de todos a uma alimentação adequada e saudável. As inscrições iniciarão a partir das 13h30.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns, enaltece que a participação de pessoas envolvidas com a segurança alimentar e nutricional no município, além da comunidade é de grande importância. “A conferência também abrange as Secretarias de Saúde, de Educação, Cultura e Esportes e de Desenvolvimento Social. Convido a todos para participar das discussões. Elas englobam três eixos prioritários: alimentação como princípio de existir, desafios e possibilidades na construção da política pública e a geografia da fome e o desperdício de alimentos”, expõe.
Segurança Alimentar e Nutricional
A conferência é um componente obrigatório na estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que é um sistema público semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS), instituído em 2006 pela lei orgânica de segurança alimentar e nutricional para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). O Sisan tem gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução da política de segurança alimentar e nutricional.
A adoção dessas políticas e ações deve levar em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais de Quatro Pontes, com prioridade para as populações mais vulneráveis, incluindo a realização do direito de todas as pessoas terem acesso à orientação que contribua para o enfrentamento ao sobrepeso, obesidade, contaminação de alimentos e demais doenças consequentes da alimentação inadequada.