Aulas coreografadas ou ginástica dançada. Assim pode ser definida a oficina de ritmos e danças ofertada gratuitamente em Quatro Pontes, por meio do Departamento de Cultura e Esportes. Com ritmos quentes e contagiantes, o exercício disfarçado de festa foi lançado no município em 2018, contemplando mulheres da sede. Neste ano, ele tem sequência e foi expandido para o interior, abrangendo a Linha Flor da Serra. Sem perceber, é possível perder até 400 calorias em uma aula, que tem duração de 45 minutos.
Hoje, conta a professora Quessila Camila Baumgart Zago, 65 mulheres acima de 18 anos, entre sede e interior, participam da oficina. “Na sede, o horário das aulas é das 16h45 às 17h30 e das 18h30 às 19h15, ambos nas terças e quintas-feiras, e o nosso palco é o antigo museu, em frente à Casa da Cultura. Já no interior ocorrem das 14h45 às 15h45 nas sextas-feiras, tendo por local a associação de moradores”, explica.
Além de disponibilizá-la ao interior, reforça Quessila, neste ano a oficina tem outras duas novidades. “Durante todo o inverno, exercícios com o step serão realizados nas aulas da sede, sendo que já iniciaram. É uma forma de agradar quem gostaria de fazer uma atividade paralela à dança. E no interior houve o acréscimo de 15 minutos para alongamento, propondo a melhora da flexibilidade muscular, afastando dores, o que auxilia na prática das atividades diárias. As participantes sempre estão muito animadas e elogiam muito esta iniciativa do governo municipal”, afirma.
Benefícios
O principal diferencial nas aulas de ritmos e danças é conciliar o exercício aeróbico à diversão. “A dança e a música juntas ajudam a equilibrar a saúde mental, melhorar a coordenação motora e a função cardiorrespiratória, além de fortalecer a musculatura e corrigir a postura. Portanto, é uma modalidade aeróbica de dança que mistura vários ritmos através de coreografias motivantes, buscando trazer saúde e qualidade de vida às munícipes, de forma divertida e contagiante”, assegura a professora.
A oficina ainda conta com vagas em todos os horários e as inscrições devem ser feitas na Casa da Cultura, com Denise. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3279-8118.