Envolvendo 47 alunos do 5º ano, as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram encerradas, na sexta-feira (21), pela soldado do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Érica Rodrigues, na Escola Municipal Dona Leopoldina, de Quatro Pontes. Desde o início das aulas, no mês de fevereiro, dez lições e conteúdos preventivos e estratégicos foram trabalhados. No encontro final teve um feedback sobre a formatura e os alunos também expuseram pontos positivos sobre o Proerd, incluindo sugestões de melhorias.
A formatura dos estudantes foi realizada no último dia 13, no Clube Cultural, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Em clima de festa, a cerimônia contou com diversos momentos especiais, como a presença do Leão Darem, que é o mascote do Proerd. O compromisso do juramento foi proferido pelo aluno Vitor Hugo Friedrich Dall'Oglio, que conduziu o discurso e foi seguido por todos os proerdianos, que com o braço direito estendido assumiram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência. Houve a entrega de certificados e “Luz, câmera, ação”, que é um dos lemas do Proerd, foi decorado e repetido diversas vezes durante a solenidade que encerrou com a premiação dos melhores textos produzidos durante as aulas e que destacaram a importância da valorização da vida e a dizer não às drogas e à violência. Os alunos selecionados são Eduardo Hanh e Ana Caroline Rosler e como lembrança cada um recebeu um leão de pelúcia, que representa o mascote do Proerd.
Na ocasião, ainda houve sorteio de brindes. Murilo Peters Damas foi agraciado com um cheque de R$ 100, ofertado pela Sicredi Aliança PR/SP, agência local. Uma bicicleta foi sorteada para Léo Lunkes e Rafael Muller ganhou um leão de pelúcia (mascote). O aluno Gustavo Brandt, por sua vez, fez a entrega de uma flor a soldado do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Érica Rodrigues, e a professora Leila Adams também foi gratificada com um leão de pelúcia (mascote).