Ontem (26), das 16 às 17h30, o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, no uso de suas atribuições legais e considerando o memorando nº 032/2019 enviado pelo Centro de Saúde, decretou o fechamento das repartições públicas visando à realização de uma capacitação para todos os servidores, na Casa da Cultura. A capacitação de voluntários - Amigo Girassol integra o projeto “Garra-V” (Grupo de Apoio e Reação Rápida pela Vida) e foi ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Edson Marques Oliveira, do Campus Toledo.
A capacitação tem os objetivos de orientar, dar um norte e direção na conduta e papel do voluntário e o projeto foi elaborado por especialistas de várias áreas humanas e da saúde mental de Toledo, sendo gerado a partir do método de Design Thinking. Assim, o Garra-V não é um grupo de terapia, não é só para pessoas que estejam passando por alguma crise emocional ou em tratamento e também não é um grupo para perdidos, desorientados ou que estão “ruim das pernas”.
O professor Edson Marques Oliveira expõe que é um grupo de apoio, acolhimento e autoconhecimento, de compartilhamento de ideias e experiências para gerar o bem estar e a felicidade concreta. “É para todas as pessoas que queiram crescer e melhor descobrir o seu potencial humano e sentido existencial na prescritiva de projetar ações para um viver melhor. É prioridade para as pessoas que passam por ideação suicida e sofrimento emocional. O projeto também é um espaço de fortalecimento de vínculos e troca relacional para contribuir com sua superação e um grupo de pessoas que querem melhorar continuamente a sua jornada de vida, com mais propósito e significado e, sobretudo, de modo sustentável aprender a lidar com as adversidades e sofrimentos que a vida traz”, comenta.