A fim de viabilizar recursos através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a secretária de Desenvolvimento Social de Quatro Pontes, primeira-dama Odete Laufer, acompanhada do prefeito João Laufer, solicitou emenda parlamentar ao deputado federal José Carlos Schiavinato durante visita em Brasília, na última quarta-feira (17). A intenção, conta Odete, é construir um Centro de Atendimento Especial para o Idoso (Centro-dia).
“O município conta com uma das estatísticas mais exaltadas pelos moradores: cidade com a maior expectativa de vida do Paraná. Também é considerado pelo Poder Público como a ‘Capital da Longevidade’. Para um cidadão de Quatro Pontes, a esperança de vida ao nascer é de 83,1 anos, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em estimativa calculada pelo IBGE em 2009. Na prática, isso significa que uma criança recém-nascida viveria esse período se os padrões de mortalidade se mantivessem os mesmos ao longo de sua vida. É o maior índice entre todas as cidades paranaenses, próximo de 85, valor máximo estabelecido pelo Pnud. Acreditamos que devemos cuidar dos nossos idosos com muita qualidade”, diz.
Ela acrescenta: “Schiavinato garantiu a vinda da emenda parlamentar, com previsão de autorização para o próximo ano, e agradecemos pela ajuda. O Centro-dia é um serviço social previsto na Política Nacional do Idoso que atende pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, e que necessitam de cuidados durante o dia e que à noite voltam para suas casas, mantendo os vínculos sociais e familiares. Trata-se de uma estratégia de garantia dos direitos dos idosos”.
Cras
Ainda em Brasília, Odete e o prefeito visitaram o deputado federal Sérgio Souza. Na ocasião, diz a primeira-dama, foram solicitados recursos para a reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a construção de novo prédio, a fim de melhor atender os munícipes.