Destinado a apoiar os estudantes do município, prioritariamente oriundos da escola pública, curso pré-vestibular gratuito integrará a educação de Quatro Pontes. A lei foi criada pelo Poder Executivo, sendo aprovada pelo Legislativo na semana passada. A iniciativa tem como finalidade a preparação para concorrer a vagas nas universidades públicas e privadas, participando dos vestibulares, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou qualquer outro meio de seleção que possa ser criado para esta finalidade, cabendo à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes a implantação e gestão do curso.
Serão disponibilizadas vagas na proporção de 70% para estudantes da escola pública e 30% para quaisquer interessados, mediante comprovação de residência no município. O curso será oferecido em espaço público e o município poderá firmar convênio com faculdades e universidades regionais, governo estadual e federal, instituições diversas e empresas privadas para que sejam disponibilizados acadêmicos dos cursos de licenciatura, bacharelados ou professores para ministrar as aulas.
As especificidades e diretrizes do curso pré-vestibular, os requisitos a serem atendidos pelos interessados, o processo seletivo a ser observado, bem como os critérios para preenchimento das vagas serão regidos por decreto do Poder Executivo, que regulamentará a lei. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, os candidatos serão selecionados, mediante os critérios estabelecidos em decreto.
Critérios
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, afirma que a intenção é atender cada vez mais as necessidades dos munícipes. “A implantação do curso pré-vestibular será em breve. Os critérios em relação às inscrições, faixa etária e público-alvo terão que ser cumpridos para participar. Com a lei aprovada, o próximo passo é realizar uma licitação para contratação da empresa que ministrará as aulas. Isso pode levar em torno de 30 dias, mas em setembro, outubro e novembro já estará sendo realizado. Será uma oportunidade única para iniciar ou seguir com os estudos. E quem tiver dúvidas pode nos procurar, pois a secretaria está à disposição”, explica.