O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Quatro Pontes, mediante o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a fiscalização do Ministério Público, promoverá no sábado (03), junto à sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Social, um treinamento de orientação, que será sobre o que é ser conselheiro tutelar e a legislação vigente, com previsão de início às 08 horas, sendo que se estenderá durante todo o dia.
O requisito faz parte do processo de eleição de novos membros do Conselho Tutelar, que atuarão na gestão 2020/2023. Todos os inscritos ainda serão submetidos à prova escrita, que está marcada para o dia 10 de agosto, pela manhã, e será sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a legislação pertinente, devendo alcançar a média 5,0. Esta avaliação e o treinamento são obrigatórios.
Escolha
O processo de escolha para a função de conselheiro tutelar será no dia 06 de outubro, das 08 às 17 horas, para preenchimento de cinco membros titulares e cinco suplentes. Em caso de empate terá preferência na classificação, sucessivamente, o candidato com maior tempo de experiência na promoção, defesa ou atendimento na área dos direitos da criança e do adolescente. Persistindo, o candidato com idade mais elevada.
Ao final de todo o processo, a comissão especial divulgará o nome dos conselheiros tutelares titulares e suplentes escolhidos em ordem decrescente de votação. A posse será realizada pelo prefeito no dia 10 de janeiro de 2020. Lembrando que é de total responsabilidade do candidato acompanhar as publicações referentes às eleições no diário oficial no site do município (www.quatropontes.pr.gov.br).