A Secretaria de Saúde fez na segunda-feira (16) o sorteio de mais uma cesta de brindes da campanha “Quatro Pontes unida contra a dengue”, em alusão ao aniversário de 27 anos do município. Os participantes são pessoas que estão com o quintal em dia, livre de criadouros de larvas, e por isso recebem um cupom nas visitas domiciliares para concorrer.
Desta vez, a ganhadora é Nelci Hoffmann, que mora na Rua Santa Rosa. Os próximos sorteios ocorrerão no dia 12 de outubro (Dia das Crianças) e em 24 de dezembro (Natal). Os cupons devem ser entregues nas urnas no Centro de Saúde e na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Quatro Pontes ainda registra 24 casos de dengue confirmados, mas de acordo com dados da 20ª Regional de Saúde de Toledo e do Ministério da Saúde, o índice de infestação faz-se de 0,50%, dentro do preconizado (menos de 1%). Superior a isso, a primeira situação é de alerta e depois o risco é de surto de doenças. Em 2018, o município não registrou casos de dengue, zika ou chikungunya e nem notificações.
Atenção
O secretário de Saúde, Marco Antonio Wickert, que junto com as agentes de endemias realizou o sorteio, afirma que o munícipe deve ficar atento ao seu quintal, pois mesmo com o período de estiagem estão sendo encontrados muitos focos do mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela transmissão da dengue. “Evite colocar galhos de flores para fazer mudas em potes com água e/ou troque a água regularmente e lave bem os recipientes. Tampe as cisternas e coloque tela para impedir a proliferação de larvas. Não deixe a água da chuva acumulada em baldes por muito tempo ou coloque em garrafas com tampa. Fique atento às calhas, verificando regularmente se o caimento está correto e se há entupimento por folhas ou sujeira. Lave os bebedouros de animais frequentemente. Se tiver fonte, coloque água sanitária ou cloro. A população ainda deve se atentar às fossas sépticas, pois elas têm um suspiro, que pode ser mais um criadouro. Deste modo, deve-se colocar uma tela ou uma tampa com pequenos furos. Também é importante salientar que os ovos dos mosquitos duram mais de um ano sem estar em contato com a água e ao entrar logo eclodem”, esclarece.