Quarenta e sete alunos do 5º ano A e B da Escola Municipal Dona Leopoldina, de Quatro Pontes, se formaram ontem (19) no programa “Justiça se aprende na escola”, na Igreja de Deus no Brasil - Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon. O ato reuniu o juiz do Fórum da Comarca de Marechal Cândido Rondon, Renato Cigerza, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, demais secretários municipais e autoridades, direção escolar, professores, pais e alunos.
Na ocasião, houve premiação com medalha de um aluno por escola e o melhor de cada município com um tablet. Kaio Henrique Roehrs é o aluno de Quatro Pontes que foi destaque na redação. No município, o programa foi realizado no contraturno, com a coordenação dos professores Matheus Canova e Ângela Betina Remonti, através de uma parceria entre a secretaria e o Poder Judiciário.
Programa
A iniciativa surgiu da necessidade de divulgar noções básicas acerca do funcionamento do Poder Judiciário à população. Diante disso, a ideia é orientar os alunos da rede pública municipal, por meio de palestras com as crianças e a presença do magistrado, promotor de justiça e advogado, ocasião em que cada profissional, além de explicar o seu papel na sociedade, esclarece questões sobre cidadania e justiça, facilitando a busca de serviços judiciais.
Neste ano, em Marechal Cândido Rondon, foram atendidas 16 escolas da rede pública e três da privada, somando 668 crianças. Além de Quatro Pontes, o programa também contemplou os demais municípios da comarca, como Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Mercedes e Nova Santa Rosa, somando 53 turmas de 30 escolas e 1.059 alunos.