Com o intuito de apresentar o cronograma de atividades para a realização do Censo Demográfico 2020, reunião aconteceu, na segunda-feira (23), entre o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Toledo, Marcelo Berwanger, e representantes do Poder Público, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Emater e Câmara de Vereadores, na sala de reuniões da prefeitura.
Destacou-se o período de coleta, que será de agosto a outubro de 2020, o número de recenseadores, sendo quatro para Quatro Pontes, e a importância da conscientização por parte da população em recebê-los e responder os questionários. O Censo é um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas, ou seja, um retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.
Brasil
Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa, pois significa percorrer cerca de oito milhões de quilômetros, visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal. Fazer o Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Por isso, o IBGE estabelece com cada comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, através da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo, que em cada município será presidida por um representante do IBGE e composta por representantes locais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como entidades de classe, instituições públicas ou privadas e por outros representantes da sociedade civil organizada.
As reuniões permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, desde o fornecimento de subsídios para a atualização do mapeamento local, auxílio na divulgação do processo seletivo para a contratação de mão de obra e na montagem dos postos de coleta e no oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território.