Os 11 candidatos a conselheiros tutelares de Quatro Pontes encontram-se na reta final da campanha. A eleição ocorre no domingo (06), das 08 às 17 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Social. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a fiscalização do Ministério Público.
São cinco vagas disponíveis e os eleitos assumem para o quadriênio 2020/2023, em 10 de janeiro de 2020. Os candidatos são Anete Teresinha Buss Henz, Denize Olga Grenzel, Djeferson Rodrigues Freitas, Leila Cristiane Kuhn Philippsen, Marcia Becker Assmann, Miriane Santana da Costa Trindade, Neiva Terezinha Rauber, Salete de Fatima Córdova Duarte Kuns, Silvia Martins de Castro, Solange Terezinha Goetz Poersch e Vilse Terezinha Giacomini Paetzold. A candidata Rosane Hoffmann desistiu de concorrer ao cargo.
Serão considerados eleitos os cinco candidatos com o maior número de votos. Em caso de empate terá preferência na classificação, sucessivamente, o candidato com maior tempo de experiência na promoção, defesa ou atendimento na área dos direitos da criança e do adolescente. Persistindo, o candidato com idade mais elevada. Os demais ficarão na lista de suplentes e poderão ser convocados durante os quatro anos de vigência do mandato.
Votação
Conforme o artigo 4º da portaria nº 298/2019, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, os eleitores novos e os que realizaram transferência de título para o município após o período de 28 de junho de 2019 não constarão nos cadernos eleitorais e, portanto, não estarão aptos a votar nesta eleição para o Conselho Tutelar.
Os eleitores que já estavam cadastrados em Quatro Pontes, sem pendências, porém não fizeram o cadastramento da biometria ou que realizaram posteriormente a essa data poderão votar normalmente, desde que apresentem a documentação exigida e constem no caderno de votação.
Conforme deliberado entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com os candidatos ao Conselho Tutelar, poderão votar somente os que estão regulares com a Justiça Eleitoral até o dia 28 de junho de 2019, cujo nome constar na lista de eleitores disponibilizada pelo Fórum Eleitoral da Comarca de Marechal Cândido Rondon.